domingo, 5 de junho de 2011

Cronograma da disciplina

UFRGS - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Oferta Curricular 2011/1
Linha de pesquisa:  Políticas e Gestão de Processos Educacionais
Seminário Avançado  –  O pensamento ameríndio e popular em Rodolfo Kusch: contribuições para a Educação.
Professoras Responsáveis: Maria Aparecida Bergamaschi   e Simone Valdete dos Santos.
Professora Convidada: Rosemary Madeira
Horário: Sextas-feiras 8h30min às 17h
01/04/2011; 15/04/2011; 20/05/2011; 17/06/2011; 15/7/2011.
Número de vagas na disciplina: 20 vagas para alunos regulares e 10 vagas para alunos PEC.
Carga-horária: 
45 horas



Créditos: 
03


Súmula/ementa:
Estudo e reflexão do pensamento ameríndio e popular na perspectiva de Rodolfo Kusch, principalmente relacionado à Educação escolarizada dos setores populares e povos indígenas.
Objetivos:
- compreender o estar americano no pensamento de Kusch;
- identificar uma continuidade do estar americano desde a ancestralidade ameríndia;
- significar a base conceitual do pensamento de Kusch para Educação.

Programa (conteúdo):
- Apresentação do filósofo argentino nascido em 1922 e falecido em 1979;
- Leitura e discussão das seguintes obras do autor: La seducción de La Barbarie; America Profunda; El pensamiento indígena y popular en América; Charlas para vivir en America; La Negación en el Pensamiento Popular; 

Método de trabalho (principais atividades):
Leituras, debates, reflexões. (Leitura em espanhol)
Procedimentos e/ou critérios de avaliação:
Realização das leituras; freqüência às aulas e participação nos espaços virtuais; elaboração de artigo que contemple os conceitos de Rodolfo Kusch relacionado ao seu projeto de pesquisa na área da Educação.  
Bibliografia
KUSCH, Rodolfo. Obras Completas – Tomo I e II. Argentina, Rosário: Editorial Fundación Ross, 2000.
La sedución de La barbárie. Tomo I, p. 1-131.
America Profunda. Tomo II, p. 1-254.
El pensamiento indígena y popular en América. Tomo II, p. 255-546.
Charlas para vivir en America. Tomo I, 465-609
La negación en el pensamiento popular: Tomo II, p. 567-698. 

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